Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza procedimento inédito na cidade

Faça sua doação

Aconteceu no último dia 15/07 (segunda-feira), no Hospital Ibiapaba CEBAMS, um procedimento de Ablação de Fibrilação Atrial. Apesar de ser a arritmia mais prevalente na população, o procedimento desta semana é especial: foi a primeira vez na história de Barbacena em que foi utilizada a técnica PVAC para o tratamento da arritmia cardíaca, doença que pode trazer complicações e restrições à qualidade de vida do paciente. Esta técnica envolve um cateter circular, colocado no paciente de forma minimamente invasiva, permitindo o isolamento das veias pulmonares.

O procedimento foi realizado pelo Cardiologista e especialista em Eletrofisiologia Invasiva do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Henrique Telles Gontijo. A equipe contou com o auxílio dos Cardiologistas André de Oliveira Nésio e Daniel Furtado Vidigal, além do anestesiologista Lucius Lopes, que também fazem parte do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS.

Como esta foi a primeira vez que o procedimento foi realizado na cidade, a equipe foi orientada pelo Cardiologista e Especialista em Eletrofisiologia Invasiva, Fábio Dorfman, médico com ampla experiência no procedimento feito. O profissional atua nos hospitais Beneficência Portuguesa e InCor, de São Paulo.

Equipe realizando o procedimento

Cateter circular utilizado no procedimento: Imagem: SECOM/HIC

Parte da equipe que trabalhou no procedimento. Imagem: SECOM/HIC

Mais matérias para você ler

Doação de órgãos: precisamos falar sobre isso!

O tema é tão polêmico quanto necessário. O dia 27 de setembro, Dia Nacional da…

Leia agora

Nota à Comunidade

Após a verificação de publicações recentes em redes sociais de campanhas de arrecadação na modalidade…

Leia agora

Residências Médicas no Hospital Ibiapaba CEBAMS: saiu o edital para 2026

Já está disponível o edital de seleção para o Programa de Residências Médicas do Hospital…

Leia agora