Dor Torácica

Faça sua doação

As doenças cardiovasculares correspondem à primeira causa de morte nos países desenvolvidos, e, no Brasil, já ocupam o primeiro lugar nos dados de mortalidade, e de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares representam a causa mais freqüente de óbito no País (cerca de 260.000óbitos/ano), com destaque expressivo em relação às demais causas, à medida que é responsável por cerca do dobro dos óbitos ocorridos por neoplasias, que é a segunda causa morte nos últimos anos.
No Brasil, atualmente as doenças cardiovasculares representam 9,5% das internações, as quais equivalem17% dos gastos no SUS e são responsáveis por 24% das aposentadorias por invalidez.
Torna-se evidente a importância de compreendermos esses dados, quando observamos um acometimento dessa co-morbidade cada vez maior e mais precoce nos pacientes que chegam à sala de emergência com queixa de dor torácica. 
A elaboração de protocolos e diretrizes que sejam capazes de nortear a prática médica e de enfermagem, tornou-se imprescindível para melhorar a qualidade dos cuidados dispensados pela equipe de saúde que atua neste cenário.
No dia 2 de Setembro, o Dr. Giancarlo Rabelo e Silva apresentou, no Auditório do CEBAMS, o resultado dos indicadores da Linha de Cuidados da Dor Torácica, ao lado da Enfermeira Cássia Linck. ,

Mais matérias para você ler

Doação de órgãos: precisamos falar sobre isso!

O tema é tão polêmico quanto necessário. O dia 27 de setembro, Dia Nacional da…

Leia agora

Nota à Comunidade

Após a verificação de publicações recentes em redes sociais de campanhas de arrecadação na modalidade…

Leia agora

Residências Médicas no Hospital Ibiapaba CEBAMS: saiu o edital para 2026

Já está disponível o edital de seleção para o Programa de Residências Médicas do Hospital…

Leia agora